O que é Fadiga Adrenal? É preciso tratar?

O que é Fadiga Adrenal? É preciso tratar?

Fadiga-Adrenal-_artigo-01A adrenal é um órgão produtor de vários hormônios: corticoide, mineral corticoide e catecolaminas. Esses hormônios são fundamentais para a sobrevivência e equilíbrio do organismo.

A reposição desses hormônios só deve ser feita após um endrocrinologista fechar o diagnóstico de doenças da adrenal. Não é saudável nem autorizado pela ISBM a reposição hormonal feita de forma aleatória e não como tratamento de uma doença.

A “Fadiga Adrenal” tem sido uma das formas “modernas” de justificar o uso indevido de algum hormônio mais propagada nos últimos tempos. Infelizmente, com divulgação em mídia leiga em muitos casos. Parece que ninguém mais quer comer adequadamente, ninguém mais quer fazer atividade física regular, ninguém mais quer tentar diminuir o nível de estresse. Um grande número de pessoas quer apenas tomar uma pílula mágica (com um ou vários hormônios) e, com isso, conseguir, da noite para o dia, ficar saudável, com um corpo maravilhoso, com exames sensacionais. Mas, provavelmente, bem menos saudável!

É preciso deixar claro: não existe “pílula mágica”. E, neste sentido, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia tem feito o seu papel. A recente nota de esclarecimento sobre “Fadiga Adrenal”, publicada pela SBEM, alerta a população sobre o uso indevido de corticosteroides para retirar sinais e sintomas que não são causados pela falta de corticoide.

Que cada médico endocrinologista sócio da entidade utilize este material como uma forma de educação nos seus consultórios,
clínicas e hospitais. É trabalho de todos levar informação adequada para os nossos pacientes. Outros posicionamentos serão emitidos
ao longo do ano, abordando práticas consideradas pouco ortodoxas à luz do conhecimento médico atual. Vivemos uma era da “Medicina baseada em Evidências” e não é concebível dar qualquer hormônio para pacientes saudáveis e com exames normais, simplesmente para melhorar algum sintoma oriundo de outra causa ou por questões estéticas.

A SBEM tem missão e tem valores. O nosso compromisso é buscar cada um deles e cumpri-los com ética e determinação. Como Sociedade, com a participação ativa de cada um de nós.”

Fonte: http://www.endocrino.org.br/media/uploads/1770_sbem109_editoria.pdf

Compartilhar esta Notícia